Insulina e saúde da pele

Insulina e saúde da pele

A insulina é um hormônio precioso secretado por uma glândula atrás do estômago chamada pâncreas. Ela ajuda nosso corpo a usar o açúcar / glicose dos alimentos para fazer energia. Também nos ajuda a armazenar o excesso de glicose como gordura para uso futuro. Sem insulina não há vida, por isso digo que é um hormônio precioso.

Qdo vc tem uma alimentação rica em carboidratos, que faz seu pâncreas produzir insulina louc4mente o dia todo, as coisas começam a complicar e suas células vão se tornando resistentes, ou surdas. O pâncreas não sabe disso e produz níveis cada vez maiores do hormônio, pra ver se as células voltam a escutar a insulina. Esse excesso é chamado de hiperinsulinemia, que se arrasta por anos causando gdes estragos – inclusive na pele.

1. Acne
A RI aumenta a produção de sebo nas glândulas sebáceas, causando poros entupidos e inflamação, resultando em acne.

2. Acantose Nigricans
Escurecimento e espessamento da pele, especialmente em áreas como pescoço, axilas e virilhas. É frequentemente associada à RI e é um indicador comum dessa condição.

3. Inflamação e Envelhecimento Prematuro
A RI aumenta a inflamação no corpo, que pode se manifestar na pele como vermelhidão, irritação e um envelh3cimento mais rápido. A inflamação crônica pode danificar o colágeno e a elastina, resultando em rugas e perda de firmeza da pele.

4. Hiperpigmentação
Altos níveis de insulina podem estimular a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, levando a manchas escuras e hiperpigmentação (melasma).

Fora os outros problemas, que começam com o intestino reagindo à ultraprocessados, corantes, adoçantes, farinha de trigo, e outras coisas que insultam nosso sistema imunológico, refletindo na pele (dermatites, rosáceas, alergias etc). Na parte hormonal, a RI está intimamente relacionada à predominância estrogênica, que causa: queda de cabelo, pelos no rosto etc – que tb são questões de pele.

Deu pra entender como não adianta gastar com hair/skincare e procedimentos de milhões e continuar com uma alimentação que perturba seu pâncreas?

Assunto pra outro post: como os produtos de milhões podem inclusive piorar sua vida e seus hormônios!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mãe, corredora, comunicadora e nutricionista especializada em dietas de baixo carboidrato.

Conecte-se comigo