Valorize a intuição

A ciência moderna entende intuição como um interfuncionamento dentro da nossa rede neural, um raciocínio rápido que absorve e processa pistas distintas e sutis no ambiente. O psiquiatra Carl Jung dizia sobre o conhecimento intuitivo: “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior”

Quando não nos sentimos bem sobre uma pessoa ou uma situação ou até mesmo sobre uma tomada de decisão no momento, podemos confiar nessa produção e comunicação neuro-hormonal? Nossa coragem recebe a mensagem antes que nossos cérebros possam registrar a entrada. A cultura atual, no entanto, está tão focada em exaltar as virtudes do progresso civilizado palpável, que inconscientemente renegamos os benefícios de nossa humanidade básica – viramos céticos e só acreditamos no que vêmos.

Na ancestralidade , confiar em nosso instinto era a diferença entre a vida e a morte – fosse numa caçada ou numa fuga de ser caçado, até navegar pela paisagem em busca de rotas e fontes de água. A intuição faz parte do nosso DNA, o problema é que a renegamos. Explorar os detalhes de nossos ambientes é uma espécie de habilidade perdida. Vivemos esmagadas, vivemos no barulho, nas multidões, numa correria que faz as horas e dias escaparem por entre nossos dedos. Vc tem a sensação da vida passando muito rápido?

Hoje vivemos sob uma estratégia de sobrevivência bastante necessária (pelo menos para a saúde mental) de sintonizar pra fora em vez de sintonizar pra dentro. Entretanto, carregamos dos nosso ancestrais os mesmos genes e as mesmas habilidades para explorar os detalhes reveladores, mas discretos, do nosso ambiente (e uns dos outros). Quando nos permitimos sentir isso novamente, usamos e fortalecemos como um músculo, nos conectamos cada vez mais com nossos instintos. Há algo primordial nas filosofias que dizem que encontramos autoconsciência e acordamos é no silêncio.

É preciso sair desse barulho do nosso ambiente moderno, dos cenários apressados e cansados, a sensação de “dia da marmota” em que vivemos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como sair disso?

O objetivo é ESTAR.

Estar ciente, estar presente, estar no seu corpo. Deixe que a intuição se torne sua bússola novamente. Não existe uma prescrição pronta, mas fazer coisas que te tirem da lista de tarefas como caminhar, correr, meditar, desligar as telas ajudam. Por isso é legal ter a atividade física como um compromisso com vc mesma ao invés de tê-la como uma tarefa.

Resgate sua intuição, essa habilidade mora dentro de nós, basta reprogramar a vida e esperar as revelações começarem a aparecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.