Hábito de ler

Até 2020 nunca fui uma pessoa apaixonada por livros e estava tudo bem, não me cobrava disso, tampouco pensava nas possibilidades que leitura pudesse me trazer.

Apesar de não me considerar escritora, eu amo escrever! Não sei exatamente como ou quando aprendi a construir textos, pois ao contrário do que muita gente pensa, não cursei Jornalismo, o que aliás é um de meus arrependimentos.

Venho de uma família de jornalistas, meu avô Chucho Narvaez foi um ícone no jornalismo brasileiro, passando pela Atlântida Cinematográfica, depois Rede Globo, participando do lançamento do Jornal Nacional…etc. Então, embora isso possa estar nas minhas entranhas, a verdade é que nunca soube como melhorar ou ampliar repertório, para evoluir na escrita. Até que comecei a ler.

Não comecei com este objetivo, mas hoje, já estabelecida no hábito, consigo perceber como a leitura nos eleva a outro patamar de existência. Ela amplia não só o repertório de palavras, mas abre um universo de novas ideias, novas formas de pensar e novas formas de se perceber no mundo. E aí, se vc pensar que vivemos num contexto de vida super digital e acelerado, ler um livro chega a ser um ato subversivo…e eu gosto disso. É assunto para outro post, mas a subversão é algo que provavelmente também está no meu DNA.

COMO COMEÇAR?

Tá, mas como se adquire o hábito de ler? Bom, como tudo: corrida, comer bem, dormir e acordar cedo…

Começa-se pelo dia #1. No caso da leitura, vc escolhe algum assunto que seja do seu interesse e busca os livros que caibam nesta escolha. Começar com assuntos do seu interesse diminui as chances de você começar a ler algo “nada a ver” e acabar abandonando, achando chato. Mais adiante, quando vc começar a se estabelecer no hábito, vai ver que estará lendo de tudo. Eu comecei lendo sobre nutrição, já que a faculdade não ensina Low Carb tive que aprender nos livros (a maioria em inglês), e hoje em dia leio de tudo.

DIGITAL OU FÍSICO?

Gosto dos dois. Sem dúvida o digital é muito mais prático, principalmente no ipad. Alguns meses antes de falecer, minha avó Dirce me deu um Kindle e passei um tempão lendo nele, mais pela questão da luz azul das outras telas. Ler no Kindle dá um sono delicioso, enquanto ler no ipad, mesmo em tela escura não dá…

Mesmo assim gosto da tela do Ipad pelo tamanho e claro pela funcionalidade. Eu assino Amazon Prime e isso dá direito à milhares de títulos para baixar de graça, se procurar encontra muita coisa boa. Além disso, uso o Books do IOS para ler artigos científicos e livros em PDF, então posso afirmar que o tablet foi um dos melhores investimentos.

No entanto, gosto demais dos livros físicos. Sinto que é um outro tipo de conexão, gosto de rabiscar, destacar com lápis e tê-los por perto para consultas – principalmente pq me ajudam na hora de elaborar textos. Compro mais em sebo do que novos, aqui no meu bairro tem uma loja incrível de livros usados, geralmente com R$50,00 consigo comprar uns 3…

Não sei, mas acho que ler livro físico tem um algo a mais que torna o momento especial, meio ritualístico.

ASSUNTOS

Como falei, escolha um assunto que muito lhe interessa, assim é mais fácil não abandonar a leitura. Porque ler é igual correr, nas primeiras semanas vc faz mesmo se não estiver muito afim e vai nessas até que o hábito comece a se estabelecer. É infalível!

Você vai ver que um assunto vai puxando o outro e quando menos esperar estará caçando livros que não tem nada a ver com o que vc gosta (ou acha que gosta). Eu fui parar na Filosofia e estou apaixonada tentando buscar sentido pra vida. De que adianta conhecer de nutrição e não saber nada sobre os possíveis significados da nossa existência? A gente começa a perceber que está tudo interligado, um assunto sempre vai complementar e dar mais sentido para o outro. Começamos a fazer conexões e confesso que é uma sensação muito agradável essa de ver peças de encaixando.

RITUALIZE

Uma galera que está aqui me lendo é da corrida, certo? E nós corredores adoramos um ritual matinal. Cafézão, banheiro, esperar o corpo acordar, escolher o tênis…

Então, na leitura é a mesma coisa. Tenha seu ritual, o meu acontece antes de dormir e pela manhã. Leio na cama, depois de fazer o skincare, com uma luz amarelada e baixa. Leio também de manhã bem cedo antes do pessoal acordar, enquanto tomo meu café preto em jejum, lembrando que jejum dá clareza mental então é legal deixar as coisas mais densas para de manhã.

Nos meus rituais também gosto de colocar um cheirinho. Uso o Pomander Chakra, um spray com óleos essenciais de Lavanda, Gerânio, Lemongrass, Alecrim, Laranja Doce e Cedro e Florais de Bach: Star of Bethlehem, Impatiens e Walnut.

TOME NOTA

Uma coisa que gosto muito de fazer é anotar o que me chama atenção. Geralmente essas anotações me ajudam na construção de ideias e textos, mas mesmo que você não escreva anote ou faça um mapa mental com as partes legais da sua leitura, pois isso pode te ajudar a construir novos pensamentos e maneiras de ser/viver/agir.

TROQUE IDEIAS

Eu comecei a ler por influência da minha amiga @debsaquino e troco muita ideia sobre livros com ela. Trocar ideias nos ajuda a saber o que as pessoas que gostamos estão lendo, principalmente se você está começando. No começo é normal ficar meio perdida, abandonar livros…eu abandonei Sapiens, o livro que todo mundo ama…achei chato, denso, começou a falar muito de guerra e na época eu não tinha uma base para entender então larguei.

É isso, também tem o lance da base. Às vezes começar com leituras densas acaba ficando cansativo quando não temos uma base de entendimento, então é legal começar sem cobrança e de preferência sem assuntos que irão te cansar.

Bom, é isso. O que mais posso dizer sobre esse maravilhoso mundo dos livros? Que quem lê abre portas para evoluir, se perceber no mundo, estimular novas conexões neurais e ampliar repertório de assuntos para trocar e desenrolar na vida. Assim como correr, ler é bom demais!

No próximo post conto quais são meus livros do momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.