Review de tênis

O review de tênis nada mais é do que uma opinião PESSOAL sobre um produto. Mesmo que seja feito por alguma revista, site especializado ou por um alguém como eu, no final das contas o que está no texto é a opinião de uma pessoa – ou de mais pessoas.

Enquanto no RELEASE vem as informações técnicas e de venda do produto (aka marketing) no review o peso maior é da opinião pessoal de quem usou. É sempre bom lembrar que impressões pessoais não são verdades absolutas, cada um percebe as coisas de uma maneira, então não necessariamente o que eu colocar no texto vai ser 100% o que você vai sentir ao experimentar o produto.

Quando trabalhei em revista de corrida, lá nos anos de 2008 / 2009 produzindo guias dos tênis, eles traziam nada mais do que especificações técnicas e textos que as próprias marcas “sugeriam”, depois isso foi evoluindo e entraram as opiniões pessoais de pessoas que testarem, justamente porque sim essa é uma parte importante!

Uma coisa que de lá pra cá caiu por terra foi TIPO DE PISADA, eu como nunca acreditei nisso e sempre vi os tênis como categorias, vou separar por AMORTECIMENTO / ESTABILIDADE / CORRIDA NATURAL , sendo que o primeiro é mais macio, o segundo mais duro e o terceiro mais baixo. Na minha opinião pessoal isso é suficiente. Claro, indicando para que tipo de treino usei e se funcionou.

Outra coisa, eu gosto de usar bastante o produto antes de dar minha opinião, porque um tênis pode ser bom para um tipo de treino e inadequado para outro, então procuro testar o modelo em vários contextos. Acontece muito também de usar um modelo e odiar, e depois insistir em alguns treinos começar a amar…aliás, acontece muito comigo!

As características físicas, assim como a corrida de quem testa também fazem diferença. Por exemplo, uma corredora que pesa 50kg pode ter uma ótima experiência correndo longas distâncias com tênis baixo, já uma atleta mais pesada pode ter uma péssima experiência. Então é importante ter consciência de quem é você no rolê da corrida e quais são suas preferências.

Isso é construção, as minhas preferências fui entendendo ao longo dos anos e tem mais: elas podem mudar. Quando eu era mais pesada gostava de um tipo de produto, hoje (mais leve depois da Low Carb) gosto de outros. Além disso, quando você constrói suas preferências e sabe quais são seus tênis preferidos (tipo de material no cabedal, densidade do solado, altura do drop…) a assertividade é maior. Só de pegar o produto você já sabe que é pesado, ou duro, ou baixo demais para você.

Por isso falo que gosto da experiência da loja física. Os melhores preços estão online, mas se puder sempre passe na física para pegar e sentir o produto.

Quis escrever este post antes de começar a postar minhas opiniões sobre os produtos que usei na jordana para a Maratona de Paris com a ASICS, para deixar bem claro o que – para mim – é um review e como eu trabalho em cima disso.

Estar no ASICS LUME CLUB é um trabalho, entretanto os reviews dos tênis no blog são um conteúdo à parte, e não estou sendo paga para fazê-los. Então podem ficar tranquilas, pois não existe nenhum conflito de interesses. De qualquer maneira, mesmo que estivesse sendo paga para fazer review, todas as marcas que já trabalharam comigo sabem que prezo pela sinceridade e não escondo minhas opiniões verdadeiras sobre um produto.

Fiz uma enquete no Instagram, perguntando o que vocês gostariam que tivesse nos textos e vieram, dentre outras coisas, sinceridade e honestidade. Então é esse meu compromisso, porque sem a confiança de vocês não faz o menor sentido escrever nada! Não tô aqui para passar pano pra ninguém.

Também prometo ser clara, sem enrolação e cópia de release. Trarei as informações básicas e as minhas opiniões, com pros e contras. Combinado?

Em breve post o primeiro produto, que será o ASICS Novablast2.

BUSCA
MAIS RECENTES
%d blogueiros gostam disto: