ASICS NOVABLAST™ 2

“Impulso extra nos passos dos corredores e excelente retorno de energia”

Essa era a chamada do documento que a assessoria de imprensa da Asics mandou no lançamento do NOVABLAST™ 2, em meados de 2021. Sua versão anterior (não usei) chegou ao mercado em 2020, se tornando querido entre os corredores e uma marca registrada portfólio da Asics.

Conheci o tênis porque a marca me contratou para fazer um conteúdo pago de Instagram, e assim que ele chegou aqui tive uma grata surpresa, pois nas fotos o NOVABLAST™ 2 parecia super robusto, e como eu não corria de Asics há muito tempo (depois conto por que), a lembrança que tinha dos produtos era a de que eram pesados. Obs: não que o NOVABLAST™ 2 seja o tênis mais leve do mundo…

Curiosidade: ele foi o tênis escolhido pela atleta Sara Hall, para os treinos rumo ao 2º lugar na Maratona de Londres. (na prova ela usou outro, que falarei em breve!)

SOBRE SUA CONSTRUÇÃO

A TECNOLOGIA principal do NOVABLAST™ 2 é a FLYTEFOAM ™ BLAST, que segundo a Asics é a entressola mais inovadora da marca. “Sua construção é feita de polímeros de alta leveza e com alta responsividade que adicionado à espuma de EVA traz alta performance. Ela oferece o perfeito equilíbrio em peso, responsividade, durabilidade e maciez.” O solado possui recortes no calcanhar, que agem com a espuma da entressola para proporcionar um excelente salto, trazendo um efeito trampolim, esse aliás, bem perceptível.

O cabedal é feito em JACQUARD MESH, um tecido texturizado de camada única, que pra mim, é um dos melhores pontos deste produto, que calça literalmente como uma luva.

Usei – sempre sem meia – o tênis em treinos de tiros (12 x 400m , 10 x 1000) , em rodagens do dia a dia e em treinos longos (25km).

MINHAS CONSIDERAÇÕES

Na minha opinião o ponto alto deste produto é como ele calça gostoso. Nunca uso meia, então minha 1ª expectativa quando calço um tênis é que ele vista bem, caso contrário já tenho um problema. Com o NOVABLAST2 a experiência foi ótima, além de calçar bem ele não esquenta nem faz bolhas.

A numeração senti que é “ok para maior”. O que é numeração ok para maior? É quando a forma do tênis está ligeiramente maior do que a sua usual. Eu calço 9.0 feminino e senti que o 9.0 do NOVABLAST2 pra equivaleu à um 9.5 feminino. Sem problemas, pra mim tênis larguinho é ok, apertado é que não.

Sobre a corrida, realmente é possível sentir a história do trampolim. A sensação é a de que o tênis te lança para a frente, o que traz um confortável sentimento de “correr fácil”. Entretanto, um ponto de atenção é ao usá-lo em terrenos irregulares, como calçadas ruins etc, pq ele é tão responsivo que às vezes soa instável – mas é questão de hábito e essa sensação some.

Se vc pode se dar ao luxo de ter um modelo para cada tipo de treino, não indico o NOVABLAST2 para treinos de tiros. Esse tênis é total rodagem! Rodar com ele é uma delícia, você quase esquece que está calçando, o único porém é que depois dos 18 / 20km isso muda e aí, de fato, dá para sentir que não é um tênis tão leve assim. Acho que atende muito bem até meia maratona, tanto corredores pesados quanto leves, mas depois disso, quando a perna começa a pesar, ele acaba virando peso extra. Tive essa experiência no treino de 25k, e acho que poderia ter usado algo mais leve.

Por isso também resolvi não usá-lo na Meia Maratona Internacional de São Paulo, decisão equivocada, que depois explico.

Sobre ele pesar, isso só é problemático se sua rotina contempla muitas rodagens longas, como eu só faço treinos acima de 20k em ciclos de maratonas, esse tênis me atende muito bem, tanto que foi o produto que mais usei nas rodagens de dia a dia (10, 12, 15 e até 20k), treinando para Paris.

PONTOS POSITIVOS

  • Gostoso no pé;
  • Não esquenta nem faz bolhas;
  • É macio sem ser molenga;
  • Efeito “trampolim” que ajuda na corrida;
  • É lindo!
  • É durável (já rodei mais de 500km com meu par azul bebê)

PONTOS NEGATIVOS

  • Poderia ser mais leve;
  • Poderia ser ligeiramente mais estável
  • Preço

Quem me segue no Instagram viu que esse foi o modelo que mais usei nos treinos para a Maratona de Paris, então posso afirmar tranquilamente que o NOVABLAST2 é um tênis bem interessante, quando pensamos no conjunto da obra. Só não é perfeito porque poderia ser um pouco mais leve, mas vale lembrar que essa sensação só vem se vc correr mais de 20km. Se não faz esses treinos nem vai sentir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.