“Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o ser humano aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.”
Infelizmente vivemos numa sociedade onde não é tão conveniente ter o tal do senso crítico, aliás, quem questiona muito sempre parece desagradável, neurótica ou até mesmo louca. Cada área tem suas verdades absolutas e irrefutáveis que ninguém ousa questionar, na nutrição não é diferente. Em algum momento começamos a acreditar que os produtos industrializados são bons pro nosso corpo e nunca mais se falou sobre isso, afinal, acreditou-se que a indústria jamais seria irresponsável de nos vender produtos alimentícios que prejudicassem nossa saúde, não é?
Acontece que décadas de consumo se passaram, comemos industrializados e substâncias “não naturais” por anos e agora podemos ver o resultado disso: uma população gorda e doente. Alguém se responsabiliza?
Não. Pelo contrário, continuam nos vendendo comida sintética, só que agora com rótulo de saudável. Alguém vai se responsabilizar no futuro? Muito provavelmente não.
O que resta fazer? Antes de consumir, ter senso crítico para analisar e escolher. Nem digo que todo mundo precisa estudar, porque tem muita gente boa estudando e disseminando informações sobre o que é saudável e o que é veneno – basta novamente ter senso crítico para saber quem ouvir. Pode parecer chato, mas viver sem ser responsável pelas próprias escolhas é uma grande burrice uma vez que ninguém mais vai se responsabilizar.
Ler rótulos é chato pra cacete, mas com o passar do tempo e da prática a gente já sabe o que é lixo, o que é bom e o que não vale sequer nossos minutos de leitura. Hoje em dia eu já sei do que ficar longe e aprendi isso sabem como?
Experimentando ficar longe e observando o que acontecia com minha saúde e com meu corpo. Óbvio que o resultado foi estarrecedor e RETIRANDO essas porcarias consegui enxergar como elas me faziam mal. Isso tem quase 3 anos e desde então meu consumo de produtos industrializados diminuiu ao ponto de quase zerar
Quer mais motivos para começar a ler rótulos?
- Ler rótulos te protege de comprar saúde e levar doença;
- Ler rótulo te protege de consumir alimentos que se dizem sem açúcar mas na verdade não são;
- Ler rótulo te impede de consumir GORDURA TRANS, cujo consumo seguro não existe;
- Ler rótulo de ajuda a gastar menos dinheiro no mercado;
- Ler rótulo te ajuda a entender porque certos alimentos sobrevivem até ao fim do mundo.
Poderia escrever mais uns 30 aqui, mas acho que deu pra entender né? Por último e não menos importante, cortar industrializados te faz automaticamente a entrar num estilo de alimentação LowCarb – já que grande parcela dos carboidratos* que nos engorda vem desses produtos e a mágica do emagrecimento acontece.
Tenham em mente uma coisa: ninguém ganha dinheiro com nossa saúde, somente com nossas doenças.
*Não estou falando daqueles que vem da natureza como tubérculos e frutas, ok? Depois falamos mais sobre isso.
Deixe um comentário