VERT / VEJA SHOES

Continuando o que comecei no Instagram, desde 2005 a VEJA cria tênis de uma forma diferente, mesclando projetos sociais, justiça econômica e materiais ecológicos. Apesar de ser um produto que caiu no gosto da elite (e dos Faria Laimer Coletinho), as faixas de preços dos produtos estão dentro da média dos valores praticados no mercado, mais adiante falo como pode isso.

Tá, mas quando foi que esse hype começou?

Foi quando Megahn Markle fez uma aparição em sua turnê pela Austrália em 2018 usando um par de VEJA, dando um recado bastante poderoso sobre moda e sustentabilidade. Não é novidade pra ninguém que a ex-atriz entrou na realeza para quebrar paradigmas, e essa chancela real deu uma projeção bem grande para a marca. Não obstante, algum tempo depois Kate Middleton, assim como a cunhada, apareceu com seu par de VERT, mostrando que princesas também usam sneakers!

Então foi à partir dessas hypadas que a marca caiu no gosto da elite e no desgosto da galera underground, que antes mesmo de conhecer a história já pegou bode e se negou a entrar na brincadeira. Me coloco nessa galera tá? Tinha um certo bode sim, mas se a gente pensar que até clássicos como All Star, Jordan e Air Force caíram nos pés de uma elite duvidosa, acabamos bodeando de muita coisa legal, que faz ou pode vir a fazer parte da nossa história.

Foi conhecendo a história e o propósito da VERT, que deixei de lado meu preconceito e comecei a gostar do produto. Legal deixar claro que esse não é um conteúdo pago, tá? Uma das coisas mais interessantes da VERT é que eles não investem em nenhum tipo de publicidade. Enquanto 70% do custo de uma marca grande de tênis está relacionado à publicidade, a VEJA acredita que eliminar anúncios, custos de marketing, acabar com embaixadores e outdoors, significa investir na realidade e não na ficção. “Significa trabalhar no retorno à cadeia de produção e mudá-la. Significa passar mais tempo no solo, em vez de investir em fumaça e espelhos.”

Com certeza é um caminho bem mais longo, mas o universo conspira e não foi à toa que a Família Real levou a marca a ser querida no mundo todo.

Bom, se custa de 5 a 7 vezes mais para fazer um VEJA, já que as matérias-primas são ecologicamente corretas e compradas de acordo com os princípios do comércio justo e os tênis são produzidos em fábricas com alto padrão social, como faz para essa conta fechar?

Eliminando a publicidade, o tênis pode ser vendido nas lojas pelo mesmo preço das grandes marcas concorrentes. A marca prefere reinjetar os valores destinados à publicidade na fase que antecede a linha de montagem. Sendo assim, os produtores de matérias-primas são compensados ​​de forma mais justa, os impactos sociais e ambientais são constantemente otimizados e os tênis são fabricados em condições onde todos recebem o respeito que merecem.

Então, sem obrigações nem exclusividade – mas cheia de prazer e ideias – me torno amiga da VERT / VEJA. A ideia é ser uma parceira e conselheira nos assuntos de running, ajudando a conectar os valores da marca com os da nossa comunidade corredora. Claro, trazendo também questionamentos e informações interessantes sobre o consumo de equipamentos esportivos.

Esse não é um formato que trabalho com todas as marcas, até porque a maioria delas tem a intenção de dominar o mundo custe o que custar. Então, eu também tenho meu preço, embora ele nunca seja mais alto do que meus valores pessoais, como falei no texto anterior, só trabalho de graça quando acho que vale à pena. Em breve quero falar um pouco mais sobre isso, da relação de influenciadores x marcas, e como no meu momento atual sinto que posso escolher com quem vou trabalhar / quais as causas vou abraçar, estou sempre aberta à colaborações, mas elas precisam fazer sentido pra mim e pra marca, senão dinheiro nenhum paga, né? Muito menos dá tesão para fazer de graça…

Ainda estou na superfície do universo VERT, mas assim que dominar as profundidades venho aqui contar mais detalhes sobre a construção dos produtos e sobre o primeiro tênis de corrida ecológico pós-petróleo do mundo. Aguardem!

Onde comprar: por enquanto em https://www.vert-shoes.com.br/ , também em lojas parceiras como Shop2gether, Shoulder, Iguatemi365 etc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.